quarta-feira, 17 de junho de 2015

Processamento da IES de 2014 (entrega em 2015)

No seguimento da Portaria nº 271/2014, de 23 de Dezembro de 2014 foram aprovadas algumas alterações ao modelo IES (Informação Empresarial Simplificada) do exercício de 2014, cuja entrega decorre até ao próximo dia 15 de Julho de 2015.

Estas alterações incluem a adição de novos campos na Folha de Rosto e nos Anexos A, D e I e também duas novas páginas inseridas no Anexo A (páginas 21 e 22). Pode consultar em detalhe estas alterações no artigo de ajuda da Primavera: Modelo IES – Alterações em 2015.

A Primavera publicou hoje, dia 17-06, as atualizações ao Modelo IES que permitem a geração do magnético para o ano de 2014. 


Algumas notas para facilitar o processamento da IES, utilizando o PFR (Primavera Fiscal Reporting):


1. Bloquear cenários de anos anteriores

No PFR bloqueie os seus cenários de processamento da IES de outros anos, uma vez que existe alteração da estrutura do modelo, poderá assim garantir que os modelos de anos anteriores permanecem inalterados.

2. Importar os novos Anexos às Demonstrações Financeiras

Importe os novos templates de Anexos  às Demonstrações Financeiras.  Estes anexos permitem um preenchimento mais automatizado e eficiente da IES, com base em informação existente no módulo de contabilidade. Descarregue aqui os novos anexos.

3. Criar os cenários de processamento para 2014

No PFR crie um novo cenário para processamento da IES em 2014. Caso já tenha criado os cenários, após a instalação das atualizações Primavera, deve atualizar os cenários na área de administração do PFR.

4. Conferir os parâmetros de processamento

Na página de parâmetros do seu cenário de processamento da IES confira se o mês final de exercício se encontra corretamente configurado.

5. Validar o cenário processado

Após o processamento da IES e antes da geração do respetivo magnético, valide o seu cenário e corrija os erros encontrados. Prevenirá desta forma erros que impeçam o carregamento do magnético no validador da AT.


Manual de Ajuda


Para informação mais detalhada sobre o processamento da IES recomendamos a consulta deste Manual. As informações deste documento exemplificam a entrega da IES em 2014 relativamente ao período de 2013, no entanto aplicam-se também ao processamento da IES atual, com a introdução do ano de 2014 nos ecrãs em que o exercício seja solicitado.


Sem comentários:

Enviar um comentário