segunda-feira, 23 de março de 2015

Disponibilização do Modelo 22


A PRIMAVERA disponibilizou na passada sexta-feira,  dia 20 de Março, uma nova versão do Modelo 22 no Fiscal Reporting (PFR) para responder às alterações introduzidas na declaração periódica de rendimentos Modelo 22, na sequência da publicação do Despacho nº 15632/2014, de 29 de dezembro, e em consequência das alterações legislativas ocorridas em 2014.

Resumo das Alterações


O Modelo 22 sofreu várias alterações em termos de imagem e de inclusão de novos campos. Também foi adicionado um novo anexo E, que deve ser utilizado para o regime simplificado. De forma resumida as alterações incidiram sobre:

- Folha de rosto: alterações nas várias página com o adicionar de novos campos e com inclusão de alguns quadros novos (e.g. quadro 10-B e quadro 14);

- Anexo A: Apenas sofreu alteração de imagem;

- Anexo C: foram introduzidas alterações no calculo de valores, este cálculo passou a ser diferenciado em função da classificação do tipo de empresa: PME ou Grande Empresa;

- Anexo D: alterações nas várias página com o adicionar de novos campos e com inclusão de alguns quadros novos (e.g. quadro 031-A, quadro 031-B, quadro 032-A, quadro 032-B, Quadro 04-A, 11, 08);

- Anexo E: trata-se do novo anexo a utilizar para o Regime Simplificado.


Adicionar um cenário para o Modelo 22 de 2015 no PFR

Após a atualização para as versões disponibilizadas pela Primavera, pode abrir o PFR para efetuar o processamento do Modelo 22. Valide também se os cenários de processamento de anos anteriores, se encontram bloqueados, de modo a que a estrutura desses cenários seja preservada. Para bloquear um cenário anteriormente processado, selecione-o no painel de controlo e prima o botão assinalado na imagem.



Pode de seguida proceder à criação do cenário de processamento para o ano de 2014. Selecione o ano e prima de seguida o botão de adicionar cenário. Deverá ter efetuado previamente a associação das empresas ao modelo 22, na área de administração.





Nota Importante: Até à data de hoje a Autoridade Tributária (AT) ainda não disponibilizou a aplicação de preenchimento, validação e entrega para o Modelo 22 em vigor. Após esta disponibilização por parte da AT a PRIMAVERA comunicará a disponibilização da versão que suportará a geração do magnético.


Sem comentários:

Enviar um comentário