quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prepare-se para a SEPA - Atualize o seu ERP Primavera

A partir do dia 1 de fevereiro de 2014 o atual sistema de pagamentos bancários é substituído por uma nova norma designada Área Única de Pagamentos em Euros - SEPA- Single Euro Payments Area

Com este novo sistema é criada uma infraestrutura de pagamentos comum a 33 países, uniformizando os pagamentos nacionais e internacionais com implicações nas operações de Transferências a Crédito e Débitos Diretos.

A partir da data de entrada em vigor da SEPA os ficheiros de pagamentos em lote gerados no seu ERP devem ser gerados em formato XML adequado (norma ISO20022). A versão 8.10 do Primavera ERP já se encontra adaptada para estas alterações, suportando a geração dos ficheiros de pagamento a funcionários e a fornecedores.

Emissão de Ficheiro de Pagamentos a Funcionários em Formato SEPA

Para emitir ficheiros de pagamento a funcionários em formato SEPA, proceda de acordo com os seguintes passos:

1. Na Ficha da Conta Bancária da empresa associada aos pagamentos deve preencher os campos: IBAN e Swift. Em Portugal, o IBAN é igual ao NIB com o prefixo PT50 (i.e., IBAN = “PT50” + NIB):




2. Nas Fichas de Funcionários, Separador de Pagamentos os funcionários que recebem por transferência bancária devem ter os campos IBAN e BIC preenchidos de acordo com os dados do seu banco:





3. Após processar os vencimentos, aceda a Recursos Humanos> Salários e Honorários> Pagamentos > Pagamentos - Funcionários e processe os pagamentos. De seguida selecione os funcionários que recebem por transferência bancária e prima o botão "Emitir" para exportar os dados dos pagamentos para o formato SEPA:


4. É apresentado o assistente de emissão de pagamentos, prima o botão "Próximo" para prosseguir. No ecrã seguinte selecione "SEPA-XML" no campo Formato de Transferência. Indique a data de transferência e a localização onde pretende gerar os ficheiros de magnético. Para finalizar prima o  botão "Confirmar". O ficheiro deverá ser gerado na localização indicada.



Sem comentários:

Enviar um comentário