A Primavera lançou recentemente uma atualização do seu módulo de Logística e Tesouraria, de modo a suportar as novas obrigações fiscais a que as empresas passam a estar sujeitas em 2013. Esta versão inclui também algumas melhorias e funcionalidade importantes.
Alteração de Documentos
- Novo tipo de documento “Fatura Simplificada”. A emissão deste documento só é permitida até um determinado montante (na generalidade dos casos 100€). Sempre que esse montante seja ultrapassado, o sistema não só inibe a possibilidade de emitir o documento “fatura simplificada”, como sugere a emissão do documento “fatura”;
- Criação de um novo tipo de documento “Fatura/Recibo”, com designação fiscal “Fatura”, por cópia do atual documento VD (Venda-a-Dinheiro).
Emissão do Ficheiro SAF-T(PT) a partir do módulo de vendas
De modo a responder à obrigatoriedade mensal de comunicação de faturas, no âmbito do Decreto-Lei nº 198/2012, foram introduzidas melhorias na emissão do ficheiro SAF-T(PT). A emissão deste ficheiro passa também a ser possível através do módulo de vendas (embora continue igualmente a ser possível imprimi-lo através do módulo das declarações fiscais).
Novo Formato Intrastat (WenInq)
Com esta nova versão a Primavera implementa as alterações definidas pelo INE para o ficheiro Intrastat, passando a utilizar o formato que a AT (Autoridade Tributária) designa WebInq.
Alterações mo módulo de Declarações Fiscais
Este módulo passa a incluir as seguintes declarações:
- Declaração de introdução no consumo referente ao IEC;
- Simulação de declarações para o Ecovalor.
Melhorias diversas nas explorações correspondentes aos Resumos de Compras e de Vendas
- Nova grelha configurável pelo utilizador, permitindo definir as colunas a incluir na análise, a ordenação de dados e exportação para diversos formatos;
- Possibilidade de efetuar a análise comparativa dos dados relativos a 2 anos, permitindo, por exemplo, analisar o resumo de vendas do ano atual e do ano anterior;
- Geração de análises gráficas com base nos valores da grelha;
- Drill-down sobre os valores apresentados, permitindo, por exemplo, ver a lista de movimentos associada aos valores apresentados na grelha;
- Informação de contexto com elevada importância, como por exemplo o “Top 5” de Entidades, Artigos e Vendedores com maior volume de vendas/compras.
Preços de custo por Armazém/Lote e Armazém/Localização/Lote
Foi adicionada a possibilidade de controlo do preço de custo por Armazém/Lote e Armazém/Localização/Lote.
Melhorias no processo de apoio à encomenda
Foram implementadas várias melhorias no processo de Apoio à Encomenda, dentre as quais se destacam:
- Permitir gerar documentos internos/pedidos para produção. Estes documentos podem ser emitidos para fornecedores, ou sem entidade;
- Diferenciar o nível de stock de controlo do nível de reposição;
- Mostrar níveis de stock por armazém;
- Calcular o stock com base no grupo de armazéns listado, permitindo, por exemplo, excluir armazéns que não se pretendam envolver no cálculo;
- Suportar descontos sucessivos;
- Melhorias diversas a nível da experiência de utilização e da informação de contexto disponibilizada.
Melhorias nas opções de exploração associadas ao controlo de inventários
Esta versão disponibiliza várias melhorias ao nível de experiência de utilização e das restrições associadas à filtragem de informação, nas seguintes opções de exploração:
- Entradas/Saídas
- Controlo de Stocks
- Inventários
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