quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Recebimentos por Débito Automático no Primavera

A funcionalidade de Remessas Bancárias existente no Primavera permite  gerar o ficheiro SEPA com a informação para o recebimento por débito direto. Vamos aqui explicar os passos para configurar e gerar com sucesso o ficheiro SEPA a enviar para o banco.

1.º Configurar o n.º do Credor SEPA associado à sua empresa

(Esta operação precisa de ser realizada apenas uma vez)

No Administrador Primavera, selecione a sua empresa e aceda a Logística e Tesouraria|Parâmetros da Empresa|Tesouraria|Pagamentos e Recebimentos|Outros e preencha o n.º de Credor SEPA:


2.º Configuração dos documentos e tipos de conta corrente para tratamento de remessas

 O tratamento das remessas bancárias, baseia-se em documentos e estados de contas correntes. Assim quando a remessa é criada é utilizado um documento que transfere os documentos da conta corrente do cliente para um estado transitório, exemplo "Enviado para remessa" e no momento da confirmação do débito deverá efetuar-se a liquidação dos pendentes transferidos.
Para implementar esta lógica são necessárias as seguintes configurações:

- Criação do estado de conta que representa o envio da remessa, ex: "REM". Efetuado em Tabelas|Tesouraria|Pagamentos e Recebimentos|Tipos de Conta

- Criação do documento de conta corrente de transferência conta/estado para transferir os documentos para o estado de "Enviados para remessa", em Tabelas|Pagamentos e Recebimentos|Documentos de Conta Corrente. Na definição do documento deve assinalar a opção "Remessa Bancária" e o formato do ficheiro SEPA a gerar.



3.º Configuração das contas bancárias da empresa que vão receber o ficheiro SEPA com os débitos diretos

No ERP Primavera aceda a Tabelas|Tesouraria|Caixa e Bancos|Contas Bancárias. Na ficha das contas bancárias para as quais pretende enviar os ficheiros SEPA deverá ter a informação do SWIFT e do Id SEPA.

4.º Configurar os clientes que efetuam pagamento por débito direto

Na ficha das entidades clientes, separador "Bancos"  deve indicar os dados da conta bancária do cliente. Esta informação deve conter um IBAN e um SWIFT válidos.


A informação das contas bancárias do cliente deverá ser escolhida no momento de lançamento de uma fatura de venda, no separador "Condições", "Conta de Domiciliação".


Para terminar a configuração das entidades clientes deverá ainda criar o "Mandato", que representa a autorização do débito direto por parte do cliente. Para criar um mandato, aceda a Tabelas|Tesouraria|Pagamentos e Recebimentos|Mandatos



5.º Envio de Documentos para Remessa Bancária

Aceda a Tesouraria|Pagamentos e Recebimentos|Remessas Bancárias. No ecrã que então aparece selecione a opção "Nova" para criar uma nova remessa bancária. Preencha os dados solicitados: documento de transferência, conta bancária e prima o botão atualizar para selecionar os documentos a incluir.

O campo "C. Domiciliação" deve encontrar-se preenchido e ter um IBAN válido associado.
Prima de seguida o botão "Confirmar" para gravar a remessa.


6.º Geração do Ficheiro SEPA associado à Remessa Bancária

Aceda a Tesouraria|Pagamentos e Recebimentos|Remessas Bancárias e prima o botão "Actualizar" para ver as remessas criadas. Pode gerar o ficheiro SEPA associado a uma determinada remessa premindo o botão direito do rato sobre a mesma e selecionando a opção de contexto para exportar para o formato adequado.




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